Roer unhas...

2

Muitas pessoas roem as unhas... Mas por que realmente isso acontece? Será que é mesmo por ansiedade, nervosismo ou simplesmente para passar o tempo?
O ato de roer unha, primeiramente é uma compulsão que geralmente acontece quando a pessoa está em situação de estresse, tédio ou ansiedade que faz a pessoa roer as unhas dos pés e das mãos até sangrar... Pode parecer loucura, mas é verdade.
A partir da adolescência, esse hábito fica mais comum e compulsivo, pois ocorre a maior incidência de nervosismo e ansiedade.
Pode parecer super natural roer unhas, e com isso pensar que não faz mal nenhum... Meninas, cuidado ao pensar isso, pois esse ato tão "inocente" pode te trazer problemas.
Quando as unhas são levadas à boca, transportam germes, fungos e bactérias que ficam embaixo da unha, e tudo isso pode provocar doenças e pode deixar a arcada dentária com defeitos, além de desgastar o esmalte dos dentes e fragilizando-os em relação a cáries e o óbvio, deixa as unhas feias.


Como parar de roer unhas:
Bom, não existe um antídoto ou algo que faça você parar repentinamente de roer unhas, mas existem meios que podem te ajudar, como dizem que isso é um problema emocional, é recomendado até terapia para fazer a pessoa deixar de ter esse impulso de pôr a mão na boca (tem gente que pôe o pé, mas vamos deixar isso pra lá, por que é meio nojento falar disso)
Existem outros métodos que são bem mais acessíveis, mas antes de tudo, o que você tem que ter é força de vontade, senão nada vai dar certo, por mais garantido que seja o método...
Ah! E vale lembrar também que os esmaltes com gosto ruim não funcionam, você pode até achar bom... (muitas vezes acontece isso)
Então, para parar de roer unhas, é só querer e ter MUITA paciência, mas você também vai ter que cuidar das unhas, né?! Tem que tirar as cutículas, lixar, usar uma base fortalecedora, entre mais algumas coisas... Ou você acha que suas unhas vão ficar grandes e lindas sem precisar fazer nada? Se você esperar isso, pode crer que suas unhas quando crescerem (se crescerem) não vão ficar bonitas nem tão cedo...

Aí estão as dicas!

xx',
Gisele Alice San (@GiiseleSan)

2 comentários:

Naiah disse...

me disseram que tirar cutículas , tira a proteção da unha , e que tem um esmalte que traz um odor que uma pessoa perde a vontade de roer unhas , isso é verdade?

@GiiseleSan disse...

Tirar cutículas ajuda no crescimento, pois a cutícula segura a unha, se vc tirar, a unha cresce mais rápido... Então, que eu saiba, essa coisa de tirar a proteção não é verdade...
Um esmalte que traz um odor... Tb não sei disso, mas como eu disse aí na matéria, esses esmaltes as vezes não funcionam pq perdem o efeito rápido...
Espero ter ajudado, bjs!

Postar um comentário